Comunicados de imprensa
Intel Descreve com Detalhes as Próximas Gerações de Processadores
Marcando o próximo passo da estratégia de produtos "tick-tock" da Intel e o ritmo de lançamento de novos processos tecnológicos com a micro-arquitetura melhorada ou inteiramente nova todos os anos, a Intel Corporation começará a produzir a sua próxima geração de processadores da família Penryn no segundo semestre desse ano. Esses novos processadores se beneficiam de melhorias na micro-arquitetura Intel® Core™ e também do processo tecnológico, líder da indústria, 45 nm Hi-k da Intel, com seu design de transistor baseado no Háfnio high-k + metal gate, que resultam em processadores de maior desempenho e melhor eficiência no consumo de energia.
A Intel conta com mais de 15 designs de produtos Hi-K de 45 nm em vários estágios de desenvolvimento, e terá duas fábricas de 45 nm produzindo-os até o final do ano, com um total de quatro fábricas em produção até o segundo semestre de 2008, quando dezenas de milhões desses processadores chegarão ao mercado. Abaixo estão muitos dos detalhes da família de processadores Penryn e um resumo de algumas das principais características da futura geração de processadores da Intel®, de codinome "Nehalem."
Inovações na Micro-Arquitetura da Família Penryn
* Inúmeros produtos—São seis processadores da família Penryn, incluindo processadores dual e quad-core para desktops e processadores móveis dual core, todos com a marca processador Intel® Core, bem como processadores dual e quad-core para servidores com a marca processador Intel® Xeon®. Um processador para sistemas de servidores de primeira linha multiprocessamento também está sendo desenvolvido. Como mencionado anteriormente, a Intel já conta com um total de 15 produtos de 45 nm previstos.
* Maravilha técnica—A próxima geração de processadores quad-core Intel® Core™ de 45 nm contará com 820 milhões de transistores, graças a nossa invenção do transistor High-k metal. Pense em 820 milhões de lâmpadas mais eficientes no consumo de energia acendendo e apagando na velocidade da luz. A versão dual-core tem o tamanho do die de 107 mm2, o que é 25% menor do que os atuais produtos de 65 nm da Intel—u o quarto do tamanho de um selo postal padrão—e opera com o mesmo baixo consumo dos atuais processadores dual core da Intel.
* Deep Power Down para economizar energia e melhorar a duração da bateria—O processador móvel Penryn conta com um novo estado de gerenciamento avançado de energia chamado de Tecnologia Deep Power Down, que reduz significativamente o consumo do processador durante os períodos inativos, de tal maneira que a dissipação de energia interna do transistor deixou de ser um problema. Isso ajuda a aumentar a duração da bateria dos notebooks. Esse é um grande avanço em relação às gerações anteriores dos processadores móveis, líderes da indústria, da Intel.
* A tecnologia de aceleração dinâmica da Intel aumenta o desempenho das aplicações Single Threaded—Para o processador móvel Penryn, a Intel melhorou a Intel® Dynamic Acceleration Technology, disponível nos atuais processadores Intel® Core™2. Essa característica utiliza a capacidade de processamento de um núcleo inativo para aumentar o desempenho do outro núcleo enquanto ele estiver ativo. Imagine um chuveiro com duas saídas potentes de água, quando uma delas é desligada a outra tem um aumento na pressão da água.
* Aumentando a velocidade de vídeos, fotos e programas de alto desempenho—O Penryn conta com as instruções Intel® Streaming SIMD Extensions 4 (SSE4), o maior conjunto de instruções adicionado desde a SSE Instruction Set Architeture (ISA). Isso amplia o conjunto de instruções da arquitetura Intel® 64 para melhorar o desempenho e as capacidades da Arquitetura Intel®.
Outras características técnicas para melhorar o desempenho
* Otimizações da micro-arquitetura—Aumentam o desempenho e a eficiência no consumo de energia gerais da, já líder, micro-arquitetura Intel Core para oferecer mais instruções por ciclo do clock, o que resulta em um melhor desempenho e respostas mais rápidas do PC.
* A tecnologia de virtualização da Intel® (Intel® VT) foi melhorada—O Penryn acelera os tempos de transição das máquinas virtuais (entrada/saída) de 25 a 75 por cento, em média. Isso é possível graças às melhorias na micro-arquitetura, que não dependem de mudanças no programa da máquina virtual. As partições virtualizadas dividem um só computador para que ele possa rodar diferentes sistemas operacionais e programas, o que pode beneficiar o processamento multicore, aumentar a eficiência e reduzir custos, ao permitir que uma única máquina atue como vários computadores virtuais (ou "mini" computadores).
* Freqüências mais altas—A família de produtos Penryn oferecerá maiores freqüências de clock, dentro dos pacotes de temperatura e potência já existentes, para melhorar ainda mais o desempenho. Os produtos para servidores e desktops contarão com velocidades de até 3 GHz.
* Mais rápida divisão de números—Os processadores baseados no Penryn oferecem rápido desempenho para a divisão, praticamente dobrando a velocidade de divisão, em relação às gerações anteriores para computadores utilizadas em praticamente todas as aplicações, por meio da inclusão de uma nova técnica para a divisão rápida denominada Radix 16. A habilidade para dividir instruções e comandos mais rapidamente aumenta o desempenho do computador.
* Caches maiores—Os processadores Penryn contam com um cache L2 até 50% maior, com um grau mais alto de associação, para melhorar ainda mais a taxa de hit e maximizar a sua utilização. Os processadores Penryn dual-core contarão com até 6 MB de cache L2 e os processadores quad-core com até 12 MB de L2 cache. Cache é o reservatório de memória onde os dados freqüentemente acessados são armazenados para um acesso mais rápido. Caches maiores e mais rápidos aceleram a velocidade, o desempenho e o tempo de resposta dos computadores.
* Único mecanismo super shuffle—Ao implementar uma unidade shuffle single-pass com largura total de 128 bits, os processadores Penryn podem desempenhar todo o shuffle em um único ciclo. Isso melhora significativamente o desempenho para as instruções SS2, SS3 e SS4, que realizam operações como compactação, descompactação e agrupamento com pacotes mais amplos. Essa característica aumentará o desempenho para a criação de conteúdo, o tratamento de imagens, vídeos e aplicações de alto desempenho.
Micro-arquitetura NEHALEM
Depois do lançamento do Penryn e da tecnologia de silício Hi-K de 45nm, chega a próxima geração da micro-arquitetura da Intel (Nehalem), programada para começar a ser produzida em 2008. Ao continuar inovando nesse ritmo acelerado, a Intel oferecerá ótimos desempenhos e ganhos na eficiência do consumo de energia durante muitos anos, adicionando características de desempenho e capacidades para novas e melhores aplicações. Aqui estão algumas revelações iniciais sobre a micro-arquitetura Nehalem:
* Dinamicamente Escalável para a liderança no desempenho sob demanda, com eficiência no consumo de energia.
o Núcleos, threads, cache, interfaces e consumo gerenciados dinamicamente.
o Melhora as quatro principais instruções para a tecnologia da micro-Arquitetura Intel Core.
o Volta do multi-threading simultâneo (similar à tecnologia Hyper-threading da Intel®) para melhorar o desempenho e a eficiência no consumo de energia.
o Novos e inovadores conjuntos de instruções Intel® SSE4 e ATA para melhoras na arquitetura.
o Melhor Cache multi-level compartilhado melhora a tecnologia Intel® Smart Cache.
o Liderança em largura de memória e de sistema.
o Desempenho melhorado com o gerenciamento dinâmico de consumo.
* Design escalável para o preço/desempenho/eficiência no consumo de energia ideais para cada segmento de mercado.
o Nova arquitetura de sistema para a próxima geração de processadores e plataformas da Intel.
o Desempenho escalável: 1 a 16 (ou mais) threads, 1 a 8 (ou mais) núcleos, tamanhos de cache escaláveis.
o Interconectores de sistema e controladores de memória integrados, escaláveis e configuráveis.
o Mecanismo de gráficos integrados de alto desempenho para clientes.
Fonte: http://www.intel.com/portugues/pressroom/releases/2007/0404.htm
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário